sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Um só Senhor, uma só fé?


Paz e Graça, amigos e irmãos.

Efésios 4:4-5 é uma passagem fundamental na compreensão da unidade da Igreja Cristã:

"Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo.”

Será que é essa unidade que se apresenta no meio evangélico brasileiro atual? A julgar pelo que tenho lido em alguns sites e blogs cristãos, definitivamente, a resposta é não!

Cheguei a ficar triste ao ver a quantidade de ataques, contendas, e disputas entre… cristãos!

A pergunta básica que devemos tentar responder é: quem é nosso inimigo, afinal?

Ao meu ver, nossos inimigos são Satanás e seus demônios. Como disse Paulo em 2 Cor. 4-5: “as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus.”

Por quê, então, estamos atacando irmãos na fé? Ou será que não consideramos aqueles que atacamos como irmãos? Será que achamos que o Deus que eles professam é diferente do nosso?

Para ser mais claro, estou me referindo a ataques entre diferentes denominações evangélicas. O que não tem programa na tv reclama do quem tem, o que só louva hino da harpa fala mal do que toca louvores mais agitados com baixo, bateria e guitarra, o que não faz barulho escarnece do que faz barulho; e vice-versa. Parece que estamos atacando demônios, e não irmãos!

Certa vez, ouvi algo na televisão que não mais esqueci: “doutrina é como tempero, uns gostam com mais sal, outros gostam com pimenta, mas o importante mesmo é a comida.”

Queridos, é óbvio que as pessoas irão adorar a Deus de maneiras diferentes! Ou você acha que um culto em uma tribo africana seguirá a mesma liturgia que um culto no centro de São Paulo?

Devemos atentar ao que temos em comum, e não às diferenças na casca. O que importa é o fundamento, a comida, e não a aparência, o tempero. A nossa comida é JESUS!


O fundamental é que pautemos nossas vidas, bem como os próprios cultos, na Palavra de Deus. Há outras coisas - como o tipo de música ou roupa, ou ainda se o homem deve usar bigode, barba ou rosto liso - que variam com o gosto pessoal e a cultura,não são espirituais. O Espírito Santo NÃO se desagrada de um homem com barba ou de uma mulher com cabelo curto ou roxo, nem de quem ora ajoelhado ou sentado, muito menos de quem louva com piano ou com tambores.

O que é fundamental na nossa fé? Penso que é crer que Jesus é o Filho de Deus enviado para salvar o mundo. É acreditar que somente através de Jesus chegamos ao Pai. É saber que sem a santidade ninguém verá a Deus. É não esquecer que Jesus prometeu voltar para arrebatar UMA Igreja, UM povo santo, não uma placa de igreja.

Isso pode soar meio batido, mas a verdade é que não há nenhuma ordem de Jesus para que nos dividamos em diferentes denominações, mas sim para que nos ajuntemos para adorar, buscar e servir a Deus.

Por fim, antes de julgarmos a conduta de alguém, é necessário lembrar que não devemos transformar nossas experiências pessoais em doutrina, algo que talvez seja um dos grandes erros de muitos evangélicos dos nossos dias.

Analise o que diz o verso 7 de Efésios 4, dando continuidade ao trecho do início do post: “a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo.”

As nossas experiências com Deus não são todas iguais, por isso, é necessária muita cautela antes de criticar alguém que se intitule cristão (mesmo que ele efetivamente não seja), já que a blasfêmia contra o Espírito Santo não terá perdão.

Não é porque você prega de terno que quem estiver de bermuda não é de Deus. E não é porque você ora baixinho que quem ora alto é necessariamente escandaloso e carnal.

Experiência cada um tem a sua, o que importa é estar dentro da Palavra.

Grande abraço, na fé, Broder James

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos e irmãos, sintam-se livres para comentar, mesmo que não concordem com algo escrito. Só peço civilidade, que não usem palavras de baixo calão, nem façam ofensas individuais. Vamos argumentar, e como o blog é cristão, de preferência, de acordo com a Bíblia. Isso não significa que o não-cristão não seja bem-vindo, muito pelo contrário!
Grande abraço, Broder James.