sábado, 26 de dezembro de 2009

Não apagueis o Espírito!


Meus amigos e irmãos, confesso que fico sem entender qual a edificação que algumas mensagens atacando práticas de pastores e igrejas pode trazer a quem lê.

Quantos ateus, anticristãos, devassos e inimigos da cruz devem saltar de alegria quando lêem “cristãos” atacando “cristãos”?

Por quê não entrar em contato privado com tais pastores e expor as idéias segundo a Bíblia? É melhor do que fazer uma execração pública. Muitas vezes, os escárnios e piadas feitos, por exemplo, sobre uma pessoa que ora em línguas, ou sobre outra que dança no Espírito, sooam mais cruéis do que aqueles feitos por não-crentes…

Nesse contexto, é fundamental o que diz 1 Tes. 5:19-22:”Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal.”

Parece-me que muito “cristão” hoje em dia não está levando em conta esses conselhos. São aqueles que apedrejam praticamente tudo que é relativo às manifestações sobrenaturais do Espírito Santo. Eles falam dos DONS como se não fossem nada, quando na verdade são presente de Deus.

Devemos examinar tudo, não desprezar tudo.

Uma coisa é ter cuidado com falsos profetas, com manifestações espirituais malignas, se passando por homens de Deus. Outra diferente – e antibíblica! – é desprezar tudo aquilo que a Bíblia disse que ocorreria, como milagres, sinais, prodígios, profecias, visões, sonhos, etc.

Vocês acreditam mesmo na Bíblia, na promessa de Jesus de enviar o Espírito Santo para nos ensinar?

Ou vocês acham que o Espírito Santo tem data de validade, e seus sinais só valiam para o tempo dos apóstolos? Não é isso o que ensina a Bíblia.

Se alguém nunca teve uma experiência sobrenatural, DESCRITA NA BÍBLIA, como pode ter tanta certeza para acusar alguém?? Realmente, peço a Deus o dom de discernimento.

Amigos, se vocês não acreditam nos dons espirituais dos quais Paulo falou em 1 Cor. 12, sinto informar, mas quem está vivendo um Evangelho capenga, pela metade e distorcido são vocês! Está na Bíblia, faz parte da promessa!

Paulo chega a alertar em 1Cor. 12-1 “A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.”

Lá em 1 Cor 12 tem a lista de dons: palavra da sabedoria, palavra do conhecimento, fé, dons de curar, operação de milagres, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e interpretação de línguas. Queridos, se vocês não acreditam nessas coisas - pode soar duro - o problema está em vocês.

Digo mais, esses dons estão acessíveis a mim e a vocês. Busque-os! Se você não busca, lamento dizer, está sendo ignorante quantos aos dons espirituais.

É a Bíblia quem diz, não eu.

Lá em 1Cor. 12:11 Paulo diz que os dons são divididos pelo Espírito “como lhe apraz, a cada um, individualmente.” Não é porque eu nunca tive uma visão de Deus que vou duvidar de todos que dizem ter tido uma visão. Uma coisa é examinar e fazer prova, outra diferente é generalizar e achar que os dons não ocorrem mais.

Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, no entanto Deus fez grandes maravilhas através dele. Não ache que é só para os outros, é para os que buscam.

Você sabe o que é um dom espiritual? É o oposto de uma benção material. Ora, quem fala tanto contra o materialismo dentro da igreja deveria buscar com oração e jejum dons ESPIRITUAIS.

Existem pessoas possessas realizando sinais malignos, se passando pelo Espírito? Claro!

Existem pessoas falando em línguas estranhas - ou dançando - pela sua própria vontade e emoção, na carne? Claro!

Existem profetas profetizando pensamentos humanos? Claro!

Mas não sejam meninos na fé, nem ignorantes, não queiram mudar o que a Bíblia diz, nem mesmo um til, NÃO APAGUEIS O ESPÍRITO!

E tem mais, quanto aos fariseus, TUDO QUE ELES FALAM, FAÇA, SÓ NÃO FAÇA O QUE ELES FAZEM. Se tem gente pregando com más intenções, não importa, Deus lidará com eles. O que importa é que a Palavra não volta vazia, e muitas pessoas que abrem o coração estão sendo abençoadas!

Muitas vezes vocês estão se portando como fariseus, não como profetas! Censuram toda manifestação espontânea, entregando um fardo pesado de religiosidade às pessoas.

Não esqueçam que o pecado contra o Espírito Santo não tem perdão. Tenham calma antes de julgar, orem muito antes e peçam confirmação de Deus. Não baseiem seus julgamentos em teorias, ou doutrinas denominacionais, mas sim na Bíblia Sagrada. Peçam discernimento, pois o que vocês estão escrevendo é muito sério.

Por fim, uma passagem pesada:

nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te…
Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.” 2Tim 3


Grande abraço, na fé, Broder James

(esse post é uma adaptação de um comentário que fiz em um post polêmico em um dos muitos blogs cristãos que encontramos por aí.)

Um comentário:

  1. Em Rm 12:10, Paulo diz: "Amai-vos uns aos outros com amor fraternal".

    Mais um pouco e os irmãos declaram uma "Guerra Santa".

    Mas o que muitos veem como exagero, eu vejo como uma forma de defesa do evangelho. Posso estar sendo ingênua, mas acho que temos por obrigação denunciar os abusos e as deturpações feitas com a Palavra de Deus.

    Qual seria a atitude de Cristo diante do que anda ocorrendo em algumas "igrejas"? Ocorreu-me no momento a passagem em que Ele expulsa os mercadores do Templo. Estou certa de que Ele não admitiria o comércio da Sua Palavra e digo mais, Ele não se calaria.

    No meu modesto entender, acho que todos nós deveríamos nos unir contra os falastrões em defesa da Palavra, pois quantas pessoas estão diariamente caindo no engano?!

    No meu julgamento não quero pagar por ter me calado e deixado de mostrar as mentiras para os seguidores dos falsos profetas. Não queo ter o sangue deles em minhas mãos. Se eles aceitarão a Verdade ou não, é problema deles e caso de oração, mas não me calarei.

    Ressalto que o amor deve vir em primeiro lugar. Jesus repreendia com amor...

    Quanto aos dons, concordo plenamente sobre a busca deles. Eles são fundamentais para a igreja. Paulo explica muito bem sobre isso em I Co 12.

    Bom, encerrando meu comentário, quero parabenizá-lo pelo belo texto.

    Deus abençoe a sua vida, irmão!!!

    ResponderExcluir

Amigos e irmãos, sintam-se livres para comentar, mesmo que não concordem com algo escrito. Só peço civilidade, que não usem palavras de baixo calão, nem façam ofensas individuais. Vamos argumentar, e como o blog é cristão, de preferência, de acordo com a Bíblia. Isso não significa que o não-cristão não seja bem-vindo, muito pelo contrário!
Grande abraço, Broder James.